06/05/2011

Você Não Sabia - O que é Stencil?

Você Não Sabia... A origem do stencil se encontra na China, juntamente com a invenção do papel, no século 105 d.C. Antes disso a técnica utilizava-se de elementos naturais, como folhas e rochas, para fazer as máscaras das partes que não se podia colorir com os pigmentos.
Com o uso do papel se começou a entalhar a forma, o desenho, a escrita e tudo o mais que se quisesse reproduzir fielmente.
Se pode dizer que o stencil foi a primeira forma de gravura.
Nos anos 600, na China, começaram a fazer desenhos mais complexos e aplicar a técnica para a decoração de tecido, embora com o uso de poucas cores. Foi porém no Japão que a técnica do stencil sobre o tecido se aperfeiçoou com a introdução de uma primeira máscara lavável e, consequentemente, reutilizável. O papel recebia, antes de ser entalhada com o motivo desejado, um tratamento especial com suco de caqui. Isso o deixava impermeável.
O stencil vem sendo muito utilizado para decorar paredes, móveis e outros objetos. Se trata de uma técnica simples que pode, ocasionalmente, ser conjugada com múltiplas variações e assumir características diversas. Os Fenícios inclusive, utilizavam a técnica de Stencil, para estampar tecidos. Com o passar dos anos o Stencil foi adquirindo outras utilidades, servindo para decorar ambientes ou assinar documentos em série. 
Durante a Segunda Guerra Mundial, começou a ser utilizado em intervenções urbanas como forma de propaganda de guerra e também como forma de impressão nos uniformes e material de guerra.
Hoje assistimos a um novo movimento artístico chamado Stencil Art, urbano, feito na rua e para a rua, os suportes são as paredes das cidades do mundo. Os artistas poucas vezes identificados, utilizam este meio como forma de expressão.

Agora que você aprendeu um pouco sobre a história do Stencil, veja no video como produzir um.
 

---
Se você gostou desta matéria:
---
Inscreva-se no nosso canal do Youtube
Sigua-me no Twitter: @VcNSabia
Facebook: www.FaceBook.com/VoceNaoSabia

2 comentários:

marcus disse...

Olá, estou fazendo um estudo sobre stencil e gostaria saber a fonte dessa sua postagem :)

Anônimo disse...

tambem qeria saber a mesma coisa qe o marcos pesqisa pr escola